A tapioca que você imagina ser fit

O diferencial para fazer uma tapioca saudável está no recheio. (Foto/reprodução)

  Apesar de estar presente em diversas receitas consideradas fit, a tapioca não é um alimento funcional, pois é pobre em nutrientes. Tem como vantagem ser um alimento livre de gorduras e glúten, mas é um carboidrato que não tem fibras ou vitaminas. Duas colheres de goma de tapioca tem 14g de carboidratos, porém estes são de rápida digestão devido seu elevado índice glicêmico, quer dizer que eleva glicose sanguínea de forma rápida causando o pico de insulina e dessa maneira a insulina carrega a glicose para os lugares necessários ou estoca na forma de gordura.  Com um índice glicêmico alto a tapioca tende a dar fome mais rapidamente, pois a glicemia diminui de forma mais rápida estimulando a fome. 

  Então assim sendo, não é uma boa opção para quem está em emagrecimento por exemplo, pois com essa quantidade de carboidrato a pessoa poderia comer maior quantidade de alimento optando por alimentos com carga glicêmica baixa. Já para pessoas que estão em fase de ganho seria uma boa opção para consumir mais carboidratos com uma digestão mais rápida. 

  O diferencial para fazer uma tapioca saudável está no recheio. Quando for preparar a sua tapioca tenha preferência para recheios com proteínas como carnes magras, frango, atum ou ovos. Dessa forma a proteína diminui a velocidade de absorção desse carboidrato, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo situações como: resistência a insulina e diabetes. Outra sugestão também seria acrescentar grãos ou sementes como chia ou linhaça.

Postar um comentário

0 Comentários